life

“Procurando Julieta”: o Calendário Pirelli 2020 e o curta-metragem por Paolo Roversi

Whoopi Goldberg apresenta o The Cal™ 2020 de Paolo Roversi no Teatro Filarmônico de Verona

Home life “Procurando Julieta”: o Calendário Pirelli 2020 e o curta-metragem por Paolo Roversi
“Procurando Julieta”: o Calendário Pirelli 2020 e o curta-metragem por Paolo Roversi

O Calendário Pirelli 2020, por Paolo Roversi, intitulado “Procurando Julieta”, lançado em Verona, na Itália, no Teatro Filarmônico, foi inspirando no drama atemporal de Shakespeare. Para a 47ª edição do The Cal™, Roversi se inspirou na “Julieta que existe em toda mulher” e, pela primeira vez, o Calendário combinou fotografia com curta-metragem.

A atriz e comediante norte-americana Whoopi Goldberg conduziu a apresentação da edição de 2020 e recitou algumas passagens da peça de Shakespeare, compartilhando algumas reflexões pessoais sobre o trabalho.

O ensaio fotográfico do Calendário se desenrola em duas fases. Na primeira, as mulheres chegam ao set sem maquiagem ou figurino. Entre elas estão Claire Foy, Mia Goth, Chris Lee, Indya Moore, Rosalía, Stella Roversi, Yara Shahidi, Kristen Stewart e Emma Watson, que passam, uma a uma, diante das lentes do fotógrafo para retratar a multifacetada “Julieta” com uma ampla gama de emoções e expressões.

Show more images

Elas se sentam e conversam com Roversi sobre o projeto, contando suas próprias experiências e ideias sobre Julieta. Dessa maneira, elas revelam algo de seu lado íntimo e pessoal. Na segunda fase, elas vestiram os figurinos projetados para transformá-las em suas interpretações pessoais da heroína de Shakespeare. A ideia é contar uma história na qual a realidade e a ficção se encaixam e as distinções se confundem, como em uma fotografia nebulosa.

“Eu estava procurando uma alma pura, alguém cheio de inocência que combinasse força, beleza, ternura e coragem”, observa Roversi. “Encontrei isso nos vislumbres de um olhar, nos gestos e palavras de Emma e Yara, Indya e Mia. Nos sorrisos e lágrimas de Kristen e Claire. Na voz e cantos de Chris e Rosalía. E em Stella, a inocência. Porque existe uma Julieta em toda mulher", conclui o artista. "E eu nunca vou parar de procurá-la”.

O ensaio fotográfico ocorreu em maio passado e, talvez surpreendentemente, o Calendário Pirelli 2020 foi o primeiro criado por um fotógrafo italiano, que escolheu Verona, a cidade que está indelevelmente ligada ao destino da jovem, como local; assim como Paris, onde Roversi vive nos últimos quarenta anos.

Como um apaixonado por ópera, Roversi buscou um conceito que mesclasse uma expressão gráfica totalmente original com base no libreto da ópera. O The Cal 2020 é composto por 132 páginas, com o calendário mensal na capa, além de trechos de Romeu e Julieta, de Shakespeare, e 58 fotos coloridas e em preto e branco, capturando os protagonistas da história com a cidade de Verona como pano de fundo.

A capa se abre para um desenho de um firmamento representando o universo e seus laços conceituais com Julieta e a história eterna de seu amor. A capas e a contracapa estão estampadas com as letras douradas do próprio calendário, destacando a data do nascimento de Julieta, seu primeiro encontro com Romeu, seu casamento e sua morte. Essas datas são complementadas pelas do nascimento das estrelas do calendário, cujos nomes estão espalhados na capa, entre constelações, criando uma espécie de firmamento poético.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life