entrevistas

Quando a janela é o mundo!

De paisagens deslumbrantes a desafios na estrada, viajar de motorhome é uma experiência única que une liberdade, aventura e a descoberta de novos destinos

Home life people entrevistas Quando a janela é o mundo!

Explorar o mundo sobre rodas tem se tornado uma escolha cada vez mais frequente entre viajantes que buscam a liberdade e aventura que se encontra nas estradas. Viajar de motorhome permite planejar o próprio roteiro, escolher onde dormir e apreciar paisagens incríveis sem renunciar ao conforto de casa.

Seja percorrendo as estradas do Brasil ou desbravando outros países, os viajantes de motorhome encontram oportunidades únicas de conexão com a natureza, cultura e pessoas. A cada parada, uma nova descoberta: praias paradisíacas, montanhas imponentes, cidades históricas ou simples refúgios em meio à tranquilidade.

Em família

Foi em busca de tudo isso que o mecânico, Armando Silva da Conceição, de 58 anos, começou a se aventurar pelas estradas. Tudo começou há cerda de três anos, ainda durante o período de isolamento social. “Passávamos muito tempo assistindo TV e no YouTube e descobrimos muitos vídeos de viajantes. Daí surgiu nosso interesse inicial e adquirimos uma barraca de camping. Com o tempo, entendemos que o nosso estilo de viagem seria mais confortável em um motorhome”, conta.

Para ele, o fato de ter conforto, autonomia, economia em hospedagem e alimentação são outros fatores que contam a favor das viagens em motorhome.

Armando tem como companhia nas aventuras a esposa Valdete e o filho Hugo, que compartilham com ele os prazeres e desafios da estrada. “Um dos principais fatores que levam muitas pessoas a adotarem esse estilo de viagem - e algumas até o seu estilo de vida - é a possibilidade em conhecer novas pessoas, lugares e culturas, como foi o meu caso”.

Armando e a família nas Cataratas do Iguaçu

Oportunidade de conhecer lugares paradisíacos

Nesses três anos de viagem sobre quatro rodas, Armando e a família tiveram o privilégio de conhecer algumas regiões mais bonitas do Brasil e da América do Sul. “Estivemos na região dos lagos no Rio de Janeiro, Guarapari e Vila Velha, no Espírito Santo, litoral catarinense e paranaense, cidades como São Francisco do Sul e Pontal do Paraná, e mais recentemente uma viagem pela Argentina e Chile, na qual passamos por diversos locais como a fantástica Ruta Nacional 40 - rodovia argentina, que percorre o país de sul a norte desde a província de Santa Cruz até a divisa com a Bolívia, e segue paralela à Cordilheira dos Andes”. Ele diz que realiza viagens de aproximadamente 10 dias. A exceção foi esta viagem pela Argentina e Chile, que durou 31 dias, com 12 mil quilômetros rodados.

Cuidados e atenção

Viajar de motorhome exige cuidados redobrados, especialmente com a manutenção do veículo. Afinal, de contas é sua casa sobre rodas e segurança é algo inegociável. “Primeiro de tudo, é fundamental estar em dia com a manutenção preventiva em toda a estrutura do motorhome, tanto interna na área do convívio, como a parte mecânica. Depois, a programação do trajeto, a análise das condições por onde vai passar, a temperatura local, a disponibilidade de lugares para abastecimento, locais para visitar e se acomodar, condições de locomoção, dentre outros fatores essenciais, para não correr riscos”, alerta Armando.

Outro cuidado com a manutenção se deve ao fato das longas distâncias percorridas, parte delas em estradas de qualidade ruim, o que exige atenção constante. “Justamente por se tratar de um veículo, a constância das viagens adicionadas ao desgaste do tempo e as condições, muitas vezes, precárias das vias podem levar a prejuízos mecânicos. Passamos por algumas situações na Argentina onde transitamos por vias chamadas de ‘ripio', estradas feitas por pequenas pedras, e isso levou a ter que fazer uma manutenção forçada no veículo”.

Quanto custa

A economia e os prazeres de se viajar em um motorhome são fatores positivos inquestionáveis. Entretanto, é preciso estar atento aos custos que estão por trás disso tudo.

O maior deles é com a aquisição do veículo, que deve construído e adaptado para se transformar em uma casa sobre rodas. No caso do Armando, ele próprio adaptou o veículo para isso, um trabalho artesanal, que consumiu 7 meses de dedicação. “Eu mesmo construí o meu motorhome assistindo a vídeos na internet. Me baseei em alguns projetos que vi ali e visitei eventos. Com isso, gastei aproximadamente R$ 22 mil com equipamentos. Somado ao custo do veículo, investi em torno de R$ 80 mil no total”.

Dicas a quem deseja iniciar

No começo, quando ainda não tinha construído o motorhome, Armando conta que utilizava o próprio carro nas viagens e dormia em barraca. “Para quem está começando, indico primeiramente uma viagem experimental, podendo ser em uma barraca, com carro próprio ou quem sabe um motorhome alugado, pois é um investimento elevado, então é necessário viver a experiência para analisar se atende a seus gostos e expectativas”.

Se você deseja se aventurar em quatro rodas, outro cuidado importante é o planejamento. Esteja ciente de que é preciso disposição para lidar com desafios como abastecimento de água e energia, locais apropriados para pernoite e eventuais imprevistos mecânicos. Ainda assim, para quem embarca nessa jornada, os desafios fazem parte da aventura e tornam a experiência ainda mais enriquecedora.

Mais do que uma forma de viajar, o motorhome representa um estilo de vida. Entre belezas naturais, experiências inesquecíveis e a sensação de total liberdade, essa modalidade de turismo tem conquistado os corações dos aventureiros de todas as idades. E aí, que tal colocar o pé na estrada, ou melhor, a casa?

entrevistas