life

Murillo:
“O Inter Campus é uma academia para desenvolvimento de valores”

Jeison Murillo fala sobre o seu relacionamento com o Inter Campus: “Uma experiência que me tornou quem eu sou hoje; um período pra lá de positivo da minha vida”

Home life Murillo:
“O Inter Campus é uma academia para desenvolvimento de valores”
Murillo:
“O Inter Campus é uma academia para desenvolvimento de valores”

Jeison Murillo tem aquele sorriso gentil e amável de uma pessoa em paz com a vida - afinal, ele realizou o sonho compartilhado por muitos garotos. Se hoje Murillo é um dos melhores zagueiros da Série A, ele deve boa parte ao seu desenvolvimento e à forma com que conseguiu reverter a seu favor cada fase de sua trajetória pessoal. O período em que os caminhos de Jeison e Inter Campus se cruzaram constitui uma parte importante do seu processo de desenvolvimento. Embora o futebol sempre estivesse nos seus pensamentos, a verdade é que a vida de um garoto em Cali nem sempre segue por um caminho sem obstáculos para a felicidade.

A história de Murillo começa no barrio de Andre Sanìn, nas ruas quentes e violentas de Cali. A ligação de Jeison com o futebol, igual a de qualquer outra criança, está estreitamente ligada às calles, de calor escaldante e cheias de vida. Na escola, na frente de casa...qualquer lugar onde se pudesse chutar uma bola era o lugar ideal. Ele vinha correndo atrás de seu sonho desde pequeno, e o Inter Campus o ajudou a acreditar que isso poderia se tornar realidade ao procurar desenvolver, acima de tudo, seu lado humano, fazendo com que ele percebesse a importância de lutar pelo que amamos. Murillo sempre é muito educado, alguém que, apesar de ser um vencedor, é humilde, algo que aprendeu com sua família: “sempre havia comida na mesa, mas precisávamos ‘ir atrás’ dela todos os dias”. Há algo de bacana na forma como Jeison usa esse coloquialismo específico em espanhol (“forage” = ir atrás), pois isso transparece o quão tranquilo ele está para falar sobre o seu passado e o a base sólida em suas origens, sem se esquecer das expressões mais chamativas de seu idioma nativo.

Graças ao Inter Campus, Murillo é uma das crianças que teve a chance de experimentar uma mudança de vida em seu país. Esse projeto chegou à Colômbia em 1999, e Jeison foi um dos primeiros a participar desse novo programa do clube; o garoto havia acabado de fazer sete anos de idade e, nos meses seguintes, buscaria se desenvolver e se colocar à prova contra o mundo. Hoje, as atividades do Inter Campus envolvem mais de 500 meninos e meninas com idades entre 6 e 13 anos na região de Cali e em Nariño e Chocó. O objetivo do Inter Campus na Colombia é completar o tempo livre das crianças de modo saudável e construtivo, mantendo-as longe do narcotráfico e da guerrilha. “Os objetivos do Inter Campus vão além de envolver apenas o futebol”, diz Murillo, mostrando segurança. “Tudo é organizado em torno de seres humanos, suas personalidades e os valores que uma criança precisa para crescer; para além do futebol, a finalidade é desenvolver todo seu potencial”. Para que fiquem calmas, é claro que as crianças precisam fazer as atividades que mais gostam. E o que poderia ser melhor do que chutar uma bola? “Acredito que as atividades que o Inter Campus e o clube de futebol da Inter realizam são algo excepcional, e seria ótimo ver esse tipo de projeto realizado em todos os lugares. Durante os meses que passamos no Inter Campus, aprendemos que devemos sempre contar com nós mesmos. Eles nos ensinaram valores importantes que uma pessoa deve ter. Éramos muitos jovens, e sempre tentávamos compreender o bem que eles nos fizeram”.

Show more images

Murillo ainda se lembra dos momentos em que a administração da Inter chegava ao Campus, transmitindo às crianças “uma atmosfera muito positiva. Eles nos passavam valores positivos que levávamos pra casa, para nossas famílias, para o dia-a-dia…absorvíamos cada momento. Esperávamos ansiosamente por essas pessoas que nos traziam felicidade e coisas novas. Por exemplo, era muito divertido quando eles tentavam falar conosco em uma língua que não entendíamos”. “Havia partidas contra equipes do Inter Campus de outras regiões, conhecíamos outras crianças e também nos imaginávamos vestindo a camisa da Inter um dia, mas pra isso tudo não existia nenhum tipo de obrigação”. O futebol sempre foi o sonho e a paixão de Murillo, mas nunca uma obsessão.

Quando chega a hora de pensar no futuro e no que esperar quando terminar sua carreira, o zagueiro abre um grande sorriso e se imagina na função de embaixador do Inter Campus: “Seria uma honra para mim. Seja agora ou quando eu me aposentar, para mim sempre será uma honra ajudar jovens que precisam, sempre procurando dar um bom exemplo”. Porque, afinal, é isso que importa: “Ensinar os outros a se respeitar e às pessoas à sua volta, mas, acima de tudo, humildade - é muito importante nunca perdê-la. É ela que nos permite alcançar grandes coisas sem nunca deixarmos de acreditar que é possível”.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life