life

Movendo-se nas cidades do futuro

Pirelli assumindo a liderança nas cidades mais sustentáveis, eficientes e inteligentes do amanhã

Home life Movendo-se nas cidades do futuro
Movendo-se nas cidades do futuro

Imagine um futuro distante em que os carros são substituídos por veículos avançados que combinam eficiência com respeito ao meio ambiente, capazes de percorrer cidades inteligentes onde a mobilidade também é inteligente e organizada por tecnologias que realizam atividades cotidianas simples e de forma fluida. Sem dúvida, esse seria um futuro capaz de tornar as pessoas felizes. Mas a boa notícia é que boa parte desse futuro já existe graças aos esforços de empresas líderes que são referência em seus setores, as quais se reuniram em Genebra no World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a associação mundial que reúne os CEOs de empresas de vanguarda em termos de desenvolvimento sustentável. 

Show more images

Entre essas empresas está a Pirelli, com histórico de atenção especial e constante à redução de emissões e respeito à Mãe Natureza. Nas palavras da Pirelli, “a perspectiva com a qual a empresa desenvolve seus produtos sempre focou em inovação e sustentabilidade”, e também nesse sentido a Pirelli apoiou diversos projetos e conquistas dos quais poucos outros atores internacionais podem se gabar. Um exemplo é o “Projeto Mobilidade Sustentável 2.0” em Campinas, onde está localizada uma das fábricas brasileiras. Lá, a empresa contribui com a descoberta de novos e melhores métodos para avaliar a mobilidade urbana e ajudar as autoridades locais a definirem um novo plano de mobilidade urbana.

Na exposição internacional de ônibus – a principal feira italiana de comércio para transporte terrestre realizada em Rimini de 26 a 28 de outubro –, a Pirelli Industrial apresentou as principais características do seu novo trunfo, o MC:01, um pneu capaz de reduzir ainda mais as emissões de CO2 unindo atenção a questões ecológicas e excelente desempenho.  

A Pirelli e a IVECO BUS, marca do grupo CNH Industrial, apareceram juntas na feira de comércio IBE para celebrar sua nova parceria: foi apresentado ao público o novo Iveco Urbanway, um veículo de nova geração totalmente redesenhado para tornar-se um produto que proporciona simplesmente o melhor em termos de conforto e design. O uso do pneu MC:01 nesse veículo faz parte das mudanças na forma como pensamos o transporte de passageiro, que graças à pesquisa da Pirelli reduz emissões de CO2 em até 10% em comparação com o modelo anterior, o MC:88.

As características inovadoras do MC:01 dizem respeito igualmente aos padrões de sulcos, materiais e tecnologias de produção utilizados: sulcos que diminuem a distância de frenagem, geometria das paredes laterais estudada para reduzir a abrasão gerada pelo impacto nas calçadas das cidades e excelente aderência em superfícies úmidas e na neve. 

O MC:01 também foi especificamente projetado para ser compatível com veículos híbridos e elétricos, o que o torna ainda mais adequado para as cidades inteligentes que veremos no futuro próximo. Isso também é corroborado pelas empresas municipais que escolheram o pneu MC:01 da Pirelli para equipar seus veículos: Wienerlinien (Viena), Grazerverkehrsbetriebe (Graz), ATM (Milão), SETA (Modena), AMT (Gênova) e GTT (Turim).

A Pirelli é líder em tornar as cidades ambientalmente mais corretas utilizando transporte eficiente que leva em consideração o ecossistema natural, permitindo-o existir e prosperar. E em Rimini, ela novamente mostrou como sua história anda de mãos dadas com o desenvolvimento de tecnologias conscientes sobre o ambiente e a sustentabilidade. A cidade do futuro já está aqui; só é preciso esperar.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life