life

Hangar Bicocca: 2016 está repleto de eventos de arte em Milão

O calendário de eventos de 2016 está repleto de eventos; lança um olhar sobre o cenário internacional de arte com diversas exposições gratuitas e atividades para famílias

Home life Hangar Bicocca: 2016 está repleto de eventos de arte em Milão
Hangar Bicocca: 2016 está repleto de eventos de arte em Milão

O ano de 2016 traz diversos eventos ao Pirelli HangarBicocca, graças ao trabalho de seu diretor artístico, Vicente Todolí, que já anunciou a programação até 2018, mesmo antes do término de 2015. A agenda para o período de três anos consiste de nove exposições, alternando artistas internacionais de renome com artistas jovens, em dois espaços de exposição diferentes: a “Galeria" (9.500 m2) e o “Galpão" (1.400 m2). Com uma estrutura arquitetônica industrial clássica, herdada da fábrica Breda, onde peças de trens eram construídas no início do século XX, e uma área total de 15.000 metros quadrados, o Pirelli HangarBicocca é atualmente um dos maiores espaços para de exposição da Europa, um local para o entendimento e estudo de temas de cultura e arte contemporânea, o qual é também ideal para receber instalações de larga escala.

Show more images

Especificamente, o ano de 2016 se inicia com exposições dedicadas ao artista francês Philippe Parreno – com sua primeira exposição solo na Itália, que se encerra em 14 de fevereiro, com curadoria de Andrea Lissoni e instalada na “Galeria” – e o artista kosovar Petrit Halilaj (1986 Kostërrc, Skenderaj-Kosovo), com a primeira exposição produzida pela nova curadora do HangarBicocca Pirelli, Roberta Tendon, que pode ser vista no “Galpão” até 13 de março.

"Trabalhar com os espaços industriais do HangarBicocca é um desafio. Não tentamos modificá-los, como por exemplo, criando um cubo branco, mas, em vez disso, buscamos enfatizar as características únicas deste local. Desenhamos um programa que inclui artistas que nunca tiveram uma retrospectiva na Itália.  

explica Vicente Todolí.

Na primavera de 2016, de 7 de abril a 31 de julho, o espaço de exposição em Milão receberá o artista belga Carsten Höller (Bruxelas, 1961), com “Doubt”, que apresentará ao público diversas das mais importantes instalações e esculturas do artista, incluindo obras das principais coleções e instituições internacionais. De 2 de abril a 12 de setembro, para comemorar a 21ª Exposição International de Milão da Triennale di Milano, o Pirelli HangarBicocca apresentará “Architecture as Art” (Arquitetura enquanto Arte), uma exposição da Triennale com curadoria do arquiteto Pierluigi Nicolin, que traz uma reflexão sobre a relação entre arquitetura e arte. A partir de 28 de setembro (até 29 de janeiro de 2017), será a vez de Kishio Suga (Morioka, Japão, 1944), com a primeira exposição solo em uma instituição ocidental de um artista que representa um dos principais nomes do grupo japonês Mono-ha do final dos anos sessenta. Por fim, de 25 de outubro a 26 de fevereiro de 2017, Laure Prouvost (Croix-Lille, França, 1978), vencedor do Turner Prize de 2013, apresentará algumas de suas principais obras no espaço.

O Pirelli HangarBicocca, uma instituição fundada em 2004, foi relançado em 2012 pela Pirelli, que tem sido sócia-fundadora desde a abertura, e atualmente o patrocina integralmente. Este apoio está alinhado com a tradição da Pirelli de uma constante atenção em relação à cultura, à pesquisa e à inovação, um enfoque que tem estado presente desde a fundação da empresa.

“A arte contemporânea é uma ferramenta importante para o entendimento da realidade, incorporando novas tendências e novas linguagens. E esses são elementos essenciais na cultura de uma empresa como a Pirelli, que sempre sobreviveu e construiu seu futuro com base em pesquisa e inovação.

declarou Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo e CEO da Pirelli.

No centro do projeto HangarBicocca está o público, nosso primeiro interlocutor e principal participante no espaço. Além dessa abordagem aberta, está o fato de que a entrada para as exposições é gratuita, as atividades são voltadas para famílias e visitantes. Existe também uma Programação Pública especial projetada para complementar cada exposição, a produção de informativos e materiais de estudos, além da possiblidade de agendamento de encontros e momentos de reflexão desenvolvidos em torno dos temas levantados nas exposições.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life