life

Conheça o “diretor”:
Paolo Roversi

O aclamado fotógrafo discute a história por trás de seu ensaio para o Calendário Pirelli 2020

Home life Conheça o “diretor”:
Paolo Roversi
Conheça o “diretor”:
Paolo Roversi

Como um dos mais proeminentes fotógrafos de moda do mundo, Paolo Roversi teve muito tempo para ponderar sobre a natureza da beleza. Em seu ensaio para o Calendário Pirelli 2020, ele buscou dar vida a outros conceitos igualmente intangíveis – feminilidade, ternura e, sobretudo, amor.

São essas características de um “ideal feminino” que ele pensa estarem personificadas na personagem de Julieta, da tragédia romântica de Shakespeare, Romeu e Julieta. E, em “Procurando Julieta”, ele escalou oito atrizes e modelos para se aproximar da essência da Julieta do século XXI.

A escalação traz Emma Watson, Yara Shahidi, Indya Moore, Rosalia, Claire Foy, Chris Lee, Kristen Stewart e Mia Goth.

Show more images

Como vemos o caráter da Julieta?

Julieta é uma mulher de grande valor moral, disposta a sacrificar tudo por amor. Ela se casou com seu inimigo. Ela era uma rebelde que ampliou os limites. Em apenas quatro dias, ela se transformou de uma garota ingênua e inocente em uma heroína lutando contra todos para salvar o valor do amor, para defender sua lealdade a seu marido.

Como surgiu a ideia de reviver a história de Julieta?

A ideia da Julieta surgiu porque eu vinha explorando os temas de beleza e amor por muitos anos. Eu também tinha investigado a feminilidade e a ternura. A Julieta é tudo isso. Quando eu penso sobre um ideal feminino, creio que Julieta é um dos poucos personagens que incorpora isso com sucesso nela mesma.

Você encontrou Julieta no final?

Você nunca consegue encontrar Julieta porque ela é um sonho, uma invenção que você pode apenas almejar. Você nunca pode para de procurar um sonho, mas é difícil definir, o que não é muito diferente da beleza. Quanto mais próximo você chega, mais profundo um mistério parece. É o mesmo com Julieta.

Vamos falar sobre o elenco…

Elas não são apenas ótimas atrizes e cantoras. Por trás de cada uma, há uma humanidade e um posicionamento moral de valor notável.

Então elas são mulheres ideais para reviver os valores de Julieta...

Elas são valores eternos. Há um Romeu e uma Julieta em todos. É revigorante redescobrir a força que emana do passado, que toca o presente e se projeta no futuro. Valores tão fortes quanto esses sempre serão reais.

O Romeu desaparece entre tantas mulheres?

Não, claro que não. Romeu não desaparece; ele é uma peça-chave da história. Sem Romeu, não haveria Julieta e, quando eles se unem, se tornam amor juntos.

A mensagem de Romeu e Julieta ainda persiste?

O Calendário é uma mensagem universal de amor e beleza porque eu acho que a beleza e o amor não conhecem fronteiras de cultura e religião. Eles são universais.

O cenário é Verona. Como você o encontrou?

Verona é o palco da história e ainda se presta como o cenário ideal hoje. É como se os fantasmas de Romeu e Julieta ainda assombrassem as ruas. É difícil ver Verona de outro modo. É isso o que eu vejo pelos meus olhos e ouço pelos meus ouvidos. As vozes de Julieta e Romeu estão no ar.

Como foi a experiência de tirar fotografias para o Calendário Pirelli para você?

Foi uma experiência maravilhosa para mim, um grande desafio e, finalmente, a oportunidade de contar uma história porque muitas vezes meu trabalho é apenas ilustrativo, mais estético. Dessa vez, eu pude contar uma história completa que me permitiu me distanciar da fotografia.

No mundo atual de smartphones, todos se sentem fotógrafos. Será que o significado da fotografia mudou?

A fotografia não é uma imagem tirada com um iPhone. É uma língua que nem todos falam, assim como a literatura, a música e a pintura. Tirar fotos não te faz um fotógrafo. Você precisa estudar por anos; você precisa colocar seu coração nisso.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life