life

A sustentabilidade da Pirelli é 3D

Os focos de sustentabilidade para a Pirelli em números, histórias e metas antes de 2020

Home life A sustentabilidade da Pirelli é 3D
A sustentabilidade da Pirelli é 3D

Maiores lucros com produtos de Desempenho Verde, redução do consumo específico de água, aumento na recuperação de lixo, mais dias de treinamento de funcionários excedendo a meta industrial definida, estabelecimento de novas parcerias com fornecedores estratégicos de borracha natural para apoiar pequenos fabricantes de borracha natural e proteger a biodiversidade - estes são os principais resultados da Estratégia de Sustentabilidade da Pirelli expressos através das várias dimensões comerciais do grupo: economia, meio ambiente e sociedade.

A sustentabilidade da Pirelli é 3D

Estes resultados foram obtidos com a implementação de administração responsável em toda a cadeia de valor e com uma sólida estrutura organizacional que assegura tanto em nível central quanto social a efetiva implementação operacional das diretrizes ditadas pelo Comitê Diretor de Sustentabilidade.

Uma das atividades que melhor resume as dimensões da sustentabilidade para a Pirelli é o Global Stakeholder Dialogue, promovido pela Pirelli em fevereiro de 2015 em Bruxelas, com o objetivo de reunir expectativas e dar um retorno sobre o Plano de Sustentabilidade do grupo e os objetivos concretos para os próximos anos a partir dos principais interessados internacionais.

A visão estratégica da Pirelli é concretizada em objetivos de longo prazo declarados no Plano Industrial de 2013-2017 na perspectiva 2020, e abrange todas as dimensões da sustentabilidade em paralelo aos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas. -- Educação de Qualidade, Trabalho Decente e Crescimento Econômico e Consumo e Produção Responsáveis são apenas alguns dos ODSs com os quais a Pirelli está se comprometendo através de ações destinadas à comunidade interna e aos Interessados externos, incluindo a cadeia de abastecimento. De particular importância é o compromisso em favor da Ação Climática, um tema de extrema relevância para a Pirelli, que levou ao envolvimento do grupo nos principais eventos paralelos da COP21 em Paris em 2015.

“2015 foi um ano decisivo para a Pirelli na área da sustentabilidade”, disse Filippo Bettini, Diretor de Sustentabilidade e Diretor de Governança de Riscos. Não é por acaso que todos os valores de aferição da Sustentabilidade Corporativa melhoraram no ano. Isso inclui os valores relacionados diretamente com os negócios, como os lucros dos produtos de Desempenho Verde, que chegaram a 48% do total contra os 46% de 2014 e os 25% de 2009 (ano base usado para comparar as metas do plano), o crescimento dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (215 milhões de euros, mais de 3% dos resultados totais) dos quais se originaram as mais importantes experiências usando novos materiais mais ecologicamente corretos e de alto desempenho, como sílica derivada de casca de arroz e borracha natural extraída da guaiúle. Novamente em 2015, a Pirelli conseguiu uma redução de 3% no uso específico de água em relação a 2014 e de 42% no referente a 2009, enquanto que a recuperação de lixo aumentou para 91%, melhorando em um ponto com relação a 2014 e 18% no referente a 2009.

Um dos exemplos mais significativos representando a abrangente sustentabilidade da Pirelli é a parceria com a Kirana Megatara, uma das principais fornecedoras de borracha natural do mundo. Juntamente com a Pirelli, a Kirana Megatara apoia alguns pequenos produtores de borracha natural na Indonésia por meio de atividades de treinamento para qualidade do processo e do produto, doação de sementes de seringueira de alta qualidade e bolsas de estudos para seus filhos: essa atividade produz benefícios sociais bem como econômicos, promovendo o aumento da produção e consequentemente reduzindo o desmatamento ao explorar corretamente o cultivo das seringueiras nas plantações existentes. “Com essas atividades de treinamento, os pequenos produtores adquirem os métodos para aumentar a produtividade de suas plantas, sendo este um aspecto fundamental também para enfrentar a queda no preço da borracha natural, que os atingiu recentemente", explicou Eleonora Giada Pessina, Diretora de Sustentabilidade do Grupo da Pirelli. "Qualidade, produtividade e vantagem econômica são por sua vez essenciais para proteger a diversidade porque o incentivo para abandonar plantações de baixa rendimento e criar outras recorrendo ao desmatamento fica grandemente limitado”.

A Pirelli sempre teve uma forte vocação internacional, e ostenta uma longa tradição em atividades sociais direcionadas à comunidade interna e às comunidades locais nos países onde opera.

Alguns números importantes exemplificam vários projetos importantes para a comunidade interna. Em 2015, a Pirelli totalizou 8,3 dias em média de treinamento per capita para funcionários, em comparação aos 8,2 dias de 2014, excedendo assim a meta de média de 7 dias estabelecida no Plano Industrial. Os investimentos em saúde e segurança, os quais durante o período 2013-2015 excederam 40 milhões de euros, se beneficiaram da parceria de longo prazo com a DuPont Sustainable Solutions, focada na difusão ao máximo do conceito de “Cultura de Segurança” em todos os níveis da organização e em todas as empresas do grupo.

O foco na saúde dos funcionários, um traço distintivo da história da Pirelli, é reafirmado pela organização de conferências sobre bem-estar e campanhas gratuitas de prevenção sobre questões na rotatividade e na abertura do hospital para pacientes externos em Bicocca 90 anos atrás: esta estrutura médica de excelência é gratuita e aberta nos finais de semana aos funcionários para exames e check-ups médicos de rotina ou especializados.

As famílias também têm um papel fundamental no bem-estar corporativo para a Pirelli. Os funcionários podem optar por horários flexíveis para equilibrar melhor suas vidas profissional e particular, e seus filhos podem se beneficiar de bolsas de estudos, acampamentos de verão e atividades esportivas e culturais.

Quanto à comunidade externa, a Pirelli sempre apoiou atividades sociais, culturais e educacionais destinadas a melhorar as condições de vida, proteger o meio ambiente e incentivar e promover a cultura local. Em 2015, a Pirelli investiu mais de 7,5 milhões de euros em favor da comunidade externa, o que representa mais de um milhão de euros além do investido em 2014. Dentre os exemplos do comprometimento da Pirelli nesta área que valem a pena serem lembrados estão a restauração do Cristo Redentor no Rio e os Projetos Intercampus, estimulando a inclusão de jovens através do esporte. Estas atividades práticas mostram o comprometimento da Pirelli na área da sustentabilidade como um incentivo real para ganhar vantagem competitiva e apoiar o desenvolvimento comercial do grupo.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life