life

A arte do storytelling

Uma exploração do “outro produto” de uma grande fabricante italiana

Home life A arte do storytelling
A arte do storytelling

A muse in the wheels. Pirelli: a century of art at the service of its products (Uma musa sobre rodas. Pirelli: um século de arte a serviço de seus produtos) é uma coleção de 450 ilustrações e desenhos de mais de200 renomados artistas mundiais, um livro que traz um olhar sobre o relacionamento entre produção e criatividade, entre produto e ilustração, e uma história sobre a produção e os criadores. O que faz dessa coleção algo único é o espírito sobre o qual ela foi montada. A Pirelli incorporou em sua identidade uma vocação para a beleza e uma maneira de ver a fábrica e a fabricação de maneiras novas e distintas.

Show more images

Isso fez do evento que apresenta a coleção “A muse in the wheels” um lugar ideal para tamanha diversidade de artistas, incluindo Alessandro Mendini (arquiteto), Leonardo Sonnoli e Andrea Braccaloni (designers), nomes que compõem uma tradição de criatividade que anda lado a lado com o desenvolvimento da cidade de Milão e sua cultura e que, em parte, é resultado da força motriz de organizações como a Pirelli.  
“É necessária uma grande dose de criatividade para criar um negócio. Ao longo do tempo, a criatividade tem assumido cada vez mais uma função crucial no lançamento de novos produtos, na entrada em novos mercados e na experiência com novas formas de organização ou comunicação. A Pirelli sempre manteve um diálogo rico e contemporâneo com os universos da arte e do design. Isso está refletido no livro e em outros projetos recentes de literatura, música, teatro e filmes da Pirelli, e no envolvimento tanto de artistas recentes quanto de grandes nomes que ilustram nosso relatório anual, preenchem as paredes das exposições do HangarBicocca, ou farão parte de nosso Calendário”, declarou Marco Tronchetti Provera, presidente da Pirelli e da Fundação Pirelli, na apresentação do livro que faz uma retrospectiva de um século da história do marketing e da comunicação, de 1872 a 1972. Como uma reconstrução das obras de arte em que a organização teve um papel fundamental, isso traz uma visão de como os produtos podem se fundir com mensagens artísticas. 
O livro foi apresentado na Triennale di Milano junto aexposição de alguns desenhos e ilustrações publicitários da revista Pirelli e uma breve história dos produtos de borracha da empresa. Em uma homenagem à cidade, também foi feita uma seleção de fotografias históricas de campanhas publicitárias da Pirelli em locações que incorporam o espírito de Milão, fotos que nunca haviam sido publicadas até hoje.  
“A história da Pirelli é marcada por uma cultura empreendedora que une inovação tecnológica e pesquisa científica com o enfoque das áreas de humanidades e experiências artísticas, ao mesmo tempo em que promove talento e diversidade internacional”, disse Alessia Magistroni, diretora da Fundação Pirelli. Por isso, não foi nenhuma coincidência quando Andrea Braccaloni falou sobre o “espirito inovador e contestador da Pirelli” e a capacidade de “criar algo que não existia antes”, em referência aos esforços de marketing e publicitários e aos desenhos técnicos de seus produtos, que apresentam um nível surpreendente de criatividade e beleza estética. Leonardo Sonnoli também salientou o pensamento inovador da empresa ao envolver mentes criativas tanto do design gráfico quanto de “outros universos culturais”, como jornalismo e literatura. Alessandro Mendini, que desempenha um papel de liderança no livro, relembrou seu relacionamento pessoal e profissional com a Pirelli, e referiu-se à Muse in the Wheels como uma “obra documental culturalmente desafiadora e de grande qualidade crítica”. 

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life