Os pneus são tão largos quanto os produzidos para os carros de competições de Gran Turismo, por causa do DNA esportivo que carregam, enquanto as letras ‘AR ‘ nos flancos indicam que este pneu exclusivo foi criado para o rápido e elegante novo Alfa Romeo. Há dois tipos de jogos de pneus Pirelli para o recém-lançado Alfa Romeo 4C, que combina beleza e tecnologia italiana: 17 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira; ou de 18 polegadas na dianteira e 19 polegadas na traseira.

 

Recorde

O Alfa Romeo 4C percorreu o lendário circuito de Nurburgring em apenas 8m04s calçando os pneus P Zero Trofeo: o mais esportivo da série P Zero. Não apenas o tempo da volta é um marco, mas também o tempo levado para o desenvolvimento sob medida dos pneus: menos de um ano de trabalho intenso entre os engenheiros da Pirelli e os da Alfa Romeo, que, assim como nos dias de glória de Fangio e do modelo 159 da Fórmula 1, colaboraram estreitamente para encontrar a melhor aderência possível com precisão na condução.

O desenvolvimento começou no ano passado, os primeiros testes foram feitos em novembro e a homologação confirmada em fevereiro de 2013. Até o momento foram percorridos milhares de quilômetros em testes, tanto no simulador quanto nos circuitos de Balocco, Nardo e Nurburgring.

“O 4C é um carro muito leve e rápido, que produz baixos níveis de pressão aerodinâmica e requer ótima aderência. Para atingir este objetivo, estudamos cuidadosamente a área de contato do pneu com o solo no simulador, e em seguida testamos os compostos em circuitos reais e bastante exigentes. Com isso, fomos capazes de desenvolver a estrutura e composto perfeitos, particularmente na área ao redor da cintura do pneu. Os pneus P Zero ‘AR’ são sinônimo de aderência, desempenho, esportividade e precisão de condução”, explica o diretor técnico da Pirelli, Maurizio Boiocchi. 

Estas características são ainda mais enfatizadas na versão ‘AR Racing’, disponível na medida 18” dianteira e 19” traseira. Estes pneus foram submetidos a avaliações com a pista molhada no centro de testes da Pirelli em Vizzola e são também adequados para uso em autódromos, durante um track day.