A Pirelli anunciou os compostos P Zero slick que serão levados para os três primeiros GPs da segunda metade da temporada, na Bélgica, Itália e Cingapura.

Os compostos P Zero Laranja duro e P Zero Branco médio foram nomeados para Spa, o circuito mais longo e um dos autódromos mais rápidos do ano. Trata-se da pista que coloca a maior carga vertical sobre os pneus dianteiros em toda a temporada, principalmente na curva Eau Rouge. Portanto, a escolha dos dois compostos mais duros da Pirelli é a mais adequada ao circuito.

Os compostos duro e médio serão utilizados novamente em Monza. Enquanto o traçado de Spa é caracterizado por uma série de curvas rápidas, o de Monza é baseado em retas de alta velocidade. Aqui, os pneus estão sujeitos a forças longitudinais muito elevadas, e as bolhas podem ser um problema, devido à tensão colocada sobre os pneus nas frenagens. Portanto, os dois compostos mais duros também são a escolha ideal para esta prova.

Por outro lado, a etapa de Cingapura vai ser disputada com o P Zero Branco médio e P Zero Vermelho supermacio (que faz sua primeira aparição desde o GP do Canadá). Cingapura é um circuito de rua e a corrida acontece à noite, o que exige demandas específicas dos pneus. As curvas estreitas e sinuosas fazem do Supermacio o pneu ideal para gerar tração e aderência, enquanto o pneu médio adiciona mais tempo na pista à combinação estratégica.

Todos os pneus serão da mesma especificação utilizada no GP da Hungria: a construção de 2012 com os compostos de 2013. Os pneus para chuva, Cinturato Verde intermediário e Cinturato Azul, também serão levados a todas as provas, como de costume.

“A segunda metade da temporada começa com dois dos circuitos mais rápidos e mais exigentes para os compostos neste ano, na Bélgica e na Itália. Já Cingapura é um desafio completamente diferente, pois se trata da última corrida de rua da temporada, portanto, ideal para o pneu supermacio. Como sempre, nossas escolhas se concentraram em oferecer as melhores oportunidades de estratégia, bem como os pneus mais eficazes”, comentou Paul Hembery, diretor de Automobilismo da Pirelli.

Os pneus definidos pela Pirelli:

 

  PZERO VERMELHO PZERO AMARELO PZERO BRANCO PZERO LARANJA
GP da Austrália Supermacio   Médio  
GP da Malásia     Médio Duro
GP da China   Macio Médio  
GP da Bahrein     Médio Duro
GP da Espanha     Médio Duro
GP de Mônaco Supermacio Macio    
GP do Canadá Supermacio   Médio  
GP da Inglaterra     Médio Duro
GP da Alemanha   Macio Médio  
GP da Hungria   Macio Médio  
GP da Bélgica     Médio Duro
GP da Itália     Médio Duro
GP de Cingapura Supermacio   Médio