A Fórmula 1™ é uma competição única do seu gênero.  A Fórmula 1™ deixou de ser o terceiro evento esportivo mais importante do mundo, atrás somente dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, para ocupar o pódium deste ranking, a medida em que a frequência, o impacto e a singularidade das corridas ganham destaque. Durante a temporada de 2012, cerca de 1,6 bilhão de pessoas assistiram as corridas de Fórmula 1™ na televisão e cerca de 5 milhões chegaram a ir a um Grand Prix™ em uma pista de corrida.

A Pirelli foi um dos patrocinadores mais importantes, desfrutando de uma grande exposição com 30 mil segundos de tempo de televisão. Em virtude desta exposição da marca e cobertura da mídia digital, o patrocínio da F1™  se torna importante para impulsionar a Estratégia Premium  da Pirelli.

Uma pesquisa de mercado conduzida pelo Instituto GFK ao final de 2012 destacou o impacto que essa presença na Fórmula 1™ apresentou no Valor de Marca da Pirelli. Na verdade, o estudo mostra que o desempenho da Pirelli aos olhos dos seguidores dos Grand Prix™ está continuamente melhorando tanto em Indicadores Chave de Desempenho quanto em Imagem Percebida, comparado com os das pessoas que não seguem a Fórmula 1™. Por exemplo, a Consideração pela Marca Pirelli dobra entre os seguidores dos Grand Prix™, enquanto que atributos tais como tecnologia, inovação, qualidade e propensão à compra são entre 30 a 50% maior entre os fãs de corridas.