A Lotus de Kimi Raikkonen foi a mais rápida na segunda sessão de treinos livres de sexta-feira, no GP do Bahrein. O finlandês cravou um tempo de 1m34s154, na segunda metade da sessão, usando o pneu médio P Zero Branco, designado  juntamente com o pneu duro P Zero Laranja.

Durante a primeira sessão – onde as Ferrari de Felipe Massa e Fernando Alonso foram os dois carros mais velozes, respectivamente – os pilotos utilizaram apenas o pneu duro. Durante a segunda sessão, todas as equipes testaram o pneu médio, com temperatura de pista de 42 graus centígrados de pico. No final da segunda sessão, as equipes se concentraram em dar o máximo possível de voltas com o peso do tanque cheio, a fim de simular as condições que vão encontrar durante a corrida de domingo.

“Como esperado, a evolução da pista desempenhou um papel importante nos treinos de hoje, com muitos dos pilotos em ação até o final de cada sessão, a fim de tirar proveito do emborrachamento da do piso, que continuará a evoluir à medida que o fim de semana passar. Por isso, ainda não é possível ver o quadro completo”, analisa Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

“O desgaste e a degradação estão no ponto onde esperávamos a esta altura dos treinos, com o pneu traseiro trabalhando mais, mas quando se trata de corrida, os carros certamente serão capazes de completar passagens mais longas do que estamos vendo no momento. Alguns pilotos já estão completando mais de 15 voltas com o pneu duro, por isso, certamente estamos no caminho para ver uma estratégia de três paradas na corrida, embora seja possível que algumas equipes tentem apenas duas. Após analisarmos os dados de hoje à noite e ver os tempos da sessão de treinos livres de amanhã, deveremos ser capazes de ter uma ideia mais clara da melhor estratégia”, conclui Hembery.

Pneu mais rápido do dia:

Sessão 1:

1. F. Massa               1.34.487s      Duro Usado

2. F. Alonso              1.34.564s      Duro Usado

3. N. Rosberg           1.34.621s      Duro Usado

 

Sessão 2:                

1. K. Räikkönen       1.34.154        Novo Médio

2.M. Webber             1.34.184        Novo Médio

3. S. Vettel                1.34.282        Novo Médio

 

Fato do dia:

Vencedor do Grande Prémio da China, Fernando Alonso é o piloto mais bem sucedido no Bahrein, com três vitórias. Em mais uma boa notícia para a Scuderia, seu companheiro de equipe Felipe Massa é o segundo piloto mais bem sucedido no circuito com duas vitórias.

O GP do Bahrein nunca foi conquistado de por alguém de fora das duas primeiras filas do grid, mas também nunca foi especialmente favorável aos pilotos na pole position. No total, o ponteiro só venceu a corrida quatro vezes, dos oito GPs que foram realizados. A Pirelli correu em Bahrein pela primeira vez no ano passado, mas a empresa realizou extensos testes no circuito, durante a sua preparação para o retorno à Formula 1. E provavelmente pela primeira vez na história da categoria, um desses testes foi interrompida por uma tempestade de areia.