A Pirelli retorna ao papel de única fornecedora de pneus para a Stock Car Brasil, a principal competição de corridas do país, para os campeonatos de 2013 até 2016. Este ano, a empresa milanesa irá fornecer os pneus de corrida P Zero™ de pista seco e o Cinturato™ de pista molhada fabricados nas instalações de Izmit, na Turquia.

Os pneus da Stock Car foram desenvolvidos pela instalação de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli no Brasil, em associação com o centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Milão, enquanto que os compostos serão produzidos na Itália, na instalação de fabricação Settimo Torinese, que também é responsável pelo desenvolvimento dos compostos da Fórmula 1™.

A fim de alcançar o desempenho máximo, até o ponto que a estabilidade, desgaste e segurança estão envolvidos, testes foram realizados no Brasil com a assistência conjunta de engenheiros italianos e brasileiros e do corpo de organização do campeonato.

O retorno da Pirelli a esta competição revive uma parceria histórica que começou no Brasil, no circuito de Tarumã, estado do Rio Grande do Sul, em 22 de abril de 1979, durante a primeira corrida da história da Stock Car.

Os pneus fornecidos durante os primeiros 25 anos da parceria foram fabricados no Brasil e se mantiveram atualizados com o desenvolvimento dos veículos de corrida desde o primeiro Opala, até os atuais modelos de chassi tubular. De 2004 a 2006, os pneus foram fornecidos pelas instalações de fabricação da Pirelli na Itália, enquanto que em 2007, o último ano de seu envolvimento na categoria, os pneus foram mais uma vez fabricados no Brasil.