As equipes estão tendo a primeira experiência com os pneus de F1 da Pirelli em 2013, nos primeiros testes oficiais, em Jerez, no Sul da Espanha, entre  5 e 8 de fevereiro. Apesar de já terem experimentando amostras durante os treinos livres do Grande Prêmio do Brasil do ano passado, esta será a primeira vez que testarão a linha quase completa, inclusive os últimos composto desenvolvidos.

A principal característica que as equipes notarão será a grande diferença de performance entre os compostos e os tempos de voltas mais rápidos, de aproximadamente meio segundo por giro.

Também será apresentada uma nova cor: o P Zero Laranja, que substitui o prateado como designação para os pneus mais duros da linha. Novas marcações também devem deixar a distinção das cores mais fácil.

Paul Hembery, diretor de Motorsports da Pirelli: “Os testes de pré-temporada representam uma importante oportunidade para que as equipes integrem seus novos pacotes tecnológicos aos pneus de 2013. Com o número de dias para teste limitado, o trabalho de avaliação feito neste período será crucial para entender os pneus pelo resto da temporada. Como muitos dos novos carros também estarão em teste, serão quatro dias muito movimentados em Jerez. As equipes encontrarão pneus bem diferentes dos que estavam acostumadas no ultimo ano, pois cada um dos PZero e suas estruturas foram modificados, com compostos mais macios, que permitem maior performance e estrutura diferente, que irá aumentar a superfície de contato com a pista, para melhorar a tração e aderência. Esse é um dos pontos chave em Jerez, que deve permitir que os times comecem a entender a natureza dos novos pneus até a hora de ir para casa, na quarta-feira.

 Dados do teste:

- Cada carro terá um máximo de 35 jogos dos novos pneus PZero  com compostos macio, médio e duro em Jerez, incluindo o Cinturato intermediário e de chuva forte, se necessário. Os pneus supermacios não estarão disponíveis, pois não se enquadram nas características da pista.

- Cada time terá à sua disposição um máximo de 100 jogos de pneu por carro para testes por ano, e poderão escolher qualquer combinação de compostos que gostariam de testar dentro de suas cotas.

- A pista de 4.428km, que possui curvas lentas, medias e rápidas, coloca ênfase nos pneus traseiros, que trabalham pesado para oferecer tração numa ampla gama de condições de utilização.

- Este ano, a regulamentação esportiva e técnica a respeito do uso dos pneus é a mesma de 2012. No entanto, como resultado das modificações feitas na estrutura em 2013 – conjunto de cinturas mais rígida e larga – alguns pneus estão cerca de 2kg mais pesados. Isto pode ser compensando ajustando o peso mínimo do carro.

- É esperado alto desgaste dos pneus traseiros, pois a superfície do asfalto em Jerez é a mais abrasiva de todas as pistas que serão visitadas durante o ano.

Mais dados de teste:

Composto Conjuntos por equipe * Tempos mais rápidos em 2012
     
Supermacio Nenhum n/a
Macio 1 01:17,613 (Dia 3)
Médio 6 01:19,670 (Dia 1)
Duro 7 01:18,561 (Dia 2)
Intermediário 3 n/a
Molhado 3 n/a

* Escolha feita pela Pirelli em consenso com as equipes. Cada equipe poderá ainda escolher mais 15 conjuntos para este teste.