A Pirelli desenvolveu pneus P Zero sob medida para o novo Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster, que foi apresentado à imprensa internacional em 31 de Janeiro, no circuito de Homestead e em auto estradas na Florida, nos Estados Unidos.

Na ocasião, o supercarro italiano utilizou a nova configuração +1”, com pneus 255/30ZR20 na dianteira e 355/25ZR21 na traseira. Durante a apresentação, os jornalistas puderam conferir todo o desempenho do Aventador, utilizando as linhas P Zero Corsa e P Zero.

O P Zero Corsa faz parte da gama de pneus Pirelli de Ultra High Performance (UHP) especialmente desenvolvida para as pistas de corrida, que ajuda a otimizar a potência e a performance do novo Roadster.

Os pneus P Zero específicos para o mais recente Lamborghini são resultado de uma estreita colaboração entre os engenheiros da Pirelli e os da casa de Sant’Agata Bolognese. Juntos, ambos os times conseguiram desenvolver uma solução inovadora, que garante melhor estabilidade, conforto e dirigibilidade, num carro capaz de acelerar de zero a 100km/h em apenas 3 segundos  e atingir velocidade máxima de 350km/h.

O trabalho de desenvolvimento realizado pelos técnicos da Pirelli concentrou-se em particular na circunferência de rolamento dos pneus. Para satisfazer da melhor maneira as necessidades do sistema de tração, foram empregadas estruturas construídas com materiais especiais e compostos mais firmes, o que permite conter a deformação do pneu e manter a alta performance e as características de rolamento em todas as condições de utilização.

Os novos pneus P Zero foram concebidos para proporcionar máxima aderência e reagir rapidamente a variações de velocidade em toda a amplitude de rotações, de modo a transmitir de forma perfeita ao solo toda a potência do carro.

Os pneus são fabricados nas instalações de última geração da Pirelli em Settimo Torinese, perto de Turim, que utiliza a exclusiva tecnologia ‘Next Mirs’ da marca italiana. Este sistema é uma evolução do processo de produção de pneus totalmente robotizado da Pirelli. Os compostos são formulados de forma precisa graças ao sistema CCM (Continuous Compound Mixing – Mistura Contínua dos Compostos): o mais avançado processo de mistura de compostos existente na indústria, que também é utilizado nos esportes a motor.

Ao desenvolver mais recente evolução dos pneus P Zero, os engenheiros da Pirelli se valeram da experiência adquirida no automobilismo, utilizando os mais modernos programas de criação de moldes, para testar pneus “virtualmente” e acumular dados, numa ampla variedade de condições de utilização e cargas.