A participação da Pirelli na International Motorcycle Exhibition (EICMA) 2012 apresentou uma forte tendência para customização. A Pirelli esteve presente com o Night Dragon, seu principal produto customizado, e em um evento combinando o motociclismo com a arte da tatuagem, levando a uma nova forma de arte, o pneu tatuado.

A Pirelli lançou um desafio “artístico” para retratar a obra de arte de tatuagens personalizadas em pneus, resultante da ideia de conduzir sessões de tatuagem na banda de rodagem dos pneus Pirelli durante a mostra. O desenho é primeiramente entalhado habilidosamente no pneu utilizando uma goiva e, a seguir, pintado com esmaltes acrílicos. O resultado produz verdadeiras obras de arte improvisadas no pneu, somente para fins de exibição e de uma natureza fugaz por causa das propriedades dos componentes da mistura, mas ao mesmo tempo capaz de despertar o entusiasmo e o interesse no observador.

Uma mostra voltada à arte para a Pirelli, que também desempenhou um papel pioneiro no evento Ridersnight Gommati organizado pela publicação Riders Italian Magazine em associação com a Pirelli e a Fundação Pirelli.

O tema da noite foi mais uma vez o pneu que apareceu em todas as suas formas ao longo de um itinerário especial. Esse itinerário incluiu uma exibição especialmente preparada pela Fundação Pirelli, a qual com 24 ilustrações de seu histórico de 140 anos contou a história de sua herança artística e cultural, explicando como o pneu foi tanto o autor como o exemplo de mudança.

Com sua presença destacada na área de customização da EICMA, a Pirelli, líder estabelecida no segmento de corridas e esportes, quis passar uma mensagem aos motociclistas  que amam a arte da personalização, demonstrando como a experiência adquirida nas corridas pode ser transferida a um produto, o Night Dragon, capaz de oferecer motos customizadas não somente em termos de alta quilometragem e estabilidade, mas também com excelente adesão e condução, caracterizando o DNA esportivo da Pirelli.