• BRASIL
  • ALTERE SEU PAÍS

AUTOMOVEIS


ENCONTRE AS MARCAÇÕES DE PNEU


Além da medida do pneu e índices de serviço, no flanco do pneu há várias inscrições diferentes: vamos conhecer algumas destas.

Marca e Nome do Produto

BrandProduct Name


Tipo de Construção

Construction Type
 

Este exemplo mostra um pneu radial sem câmara típico.


Indicação de Lado

Side Indication
 

Para todos os produtos assimétricos é importante encaixar o pneu no aro na posição correta. De fato, projetos do padrão da superfície de rolamento assimétricos são desenvolvidos para oferecer o melhor desempenho considerando os diferentes comportamentos das áreas externas e internas do projeto da superfície de rolamento.


Códigos Padrões de Segurança DOT

DOT Safety Standard Codes
 
 
DOT Safety Standard Codes
 

O DOT é uma marcação legal requerida em muitos países para a venda de pneus. DOT significa que os pneus atendem ou excedem os determinados padrões de segurança.

1) Indica que o pneu atende ou excede os determinados padrões de segurança
2) Fabricante e Número de Código da Fabrica (Designado pelo DOT)
3) Número de Código do Tamanho do Pneu
4) Grupo de Símbolos Opcionais do Fabricante (Para identificar a marca ou outras características importantes do pneu)
5) Data de fabricação


Homologação ECE

ECE Homologation
 

Quando um pneu apresentar o símbolo ECE, significa que ele é certificado e aprovado para atender aos padrões ECE quanto a dimensões físicas, exigências de marcação e regulamentações de resistência em alta velocidade. A marcação é feita até a letra E e um número representando o país de liberação da folha de aprovação, seguido por uma combinação de números exclusiva para cada produto.


Homologação de Ruído Europeia

European Noise Homologation
 

Quando um pneu apresentar o número de Ruído Europeu Aprovado significa que ele atende as Diretivas 2001/43/EC, respeitando os novos níveis de emissão de ruído estabelecidos para países Europeus.


U.T.Q.G. (Uniform Tyre Quality Grading - Classificação de Qualidade de Pneu Uniforme)

U.T.Q.G.(Uniform Tyre Quality Grading)
 

O UTQG é um padrão definido pelo DOT dos EUA para classificação dos desempenhos de pneus nas áreas de DESGASTE DA SUPERFÍCIE DE ROLAMENTO, TRAÇÃO e RESISTÊNCIA À TEMPERATURA. Ele se aplica apenas a pneus de carro com um diâmetro de aro de 13" e superior, mas não a pneus de inverno.

DESGASTE DA SUPERFÍCIE DE ROLAMENTO: O grau de desgaste da superfície de rolamento (treadwear) é uma classificação comparativa baseada na taxa de desgaste do pneu quando testado sob condições controladas em um teste público específico. Por exemplo, um pneu graduado 150 desgastaria uma vez e meia no teste público em relação a um pneu graduado 100. O desempenho relativo dos pneus depende das condições reais de seu uso, entretanto, podendo diferir significativamente da norma devido à variações nos hábitos de direção, serviços realizados e diferenças nas características e clima da estrada.

TRAÇÃO: Os graus de tração, dos mais altos aos mais baixos, são AA, A, B e C. Esses graus representam a capacidade do pneu parar em estradas molhadas quando medida sob condições controladas em superfícies de teste público específicas de asfalto e concreto. Um pneu marcado C pode ter um desempenho de tração insatisfatório. Cuidado: o grau de tração designado ao pneu é baseado em testes de tração do frenagem dianteira reta e não inclui características de aceleração, efeitos de canto, aquaplanagem ou tração de pico.

TEMPERATURA: Os graus de temperatura são A (os mais altos), B e C, representando a resistência do pneu à geração de calor e sua capacidade de dissipar calor quando testado sob condições controladas em uma roda de teste de laboratório interno especificado. A alta temperatura mantida pode fazer o material do pneu degenerar e reduzir sua vida útil e a temperatura excessiva pode resultar em uma falha repentina do pneu. O grau C corresponde a um nível de desempenho que todos os pneus de carro de passeio devem atender sob a Norma Federal de Segurança de Motor N° 109. Os graus B e A representam os níveis mais altos de desempenho na roda de teste de laboratório que é o mínimo requerido por lei. Cuidado: o grau de temperatura para este pneu é estabelecido para um pneu que está inflado apropriadamente e não está submetido a sobrecarga. Velocidades excessivas, sob pneus inflados ou cargas excessivas, separadamente ou em combinação podem provocar uma elevação térmica e a possível falha do pneu.


T.W.I. (Tread Wear Indicator - Indicador de Desgaste da Superfície de Rolamento)

T.W.I. (Tread Wear Indicator)

O TWI é um recurso de segurança importante que permite mostrar facilmente quanta superfície de rolamento resta no pneu a ser utilizada. Barras de borracha estreitas são moldadas numa altura de 1,6 mm (2/32") na parte inferior das ranhuras da superfície de rolamento. Quando os desgastes da superfície de rolamento atingem essas barras, o pneu deve ser substituído.


M+S (Mud & Snow) and Snowflake Marking

M+S (Mud & Snow) and Snowflake Marking

Pneus de inverno, também chamados pneus de neve, tempo frio ou térmicos e identificados pela marcação M+S (Mud&Snow – Lama e Neve) existente na lateral dos pneus junto com o desenho de uma montanha com um floco de neve. Legalmente a marcação M+S sozinha é suficiente para identificar um pneu de inverno, mas a indústria de pneus tem adotado a marcação de floco de neve para diferenciar os pneus de inverno reais (M+S e flocos de neve) dos pneus de toda estação (apenas M+S).