• BRASIL
  • ALTERE SEU PAÍS

AUTOMOVEIS


STANDARD TYRE - inflated tyre / deflated tyre
PIRELLI RUN FLAT TYRE - inflated tyre / deflated tyre
 

DESEMPENHO, SEGURANÇA E TRANQUILIDADE


Os pneus com tecnologia Run Flat representam maior segurança. Eles fornecem maior controle de seu carro em condições de emergência e permitem que você continue a dirigir com segurança mesmo durante uma rápida perda da pressão de inflação.

Com a tecnologia Run Flat, você manterá a mobilidade no caso de uma perfuração. Assim, se seu pneu for perfurado, mesmo durante uma chuva forte, o Apoio Automático Run Flat Pirelli garante que você não precise se preocupar com o reserva. Ao invés disso, você pode continuar a dirigir por um período limitado.

Para garantir a máxima segurança durante uma situação de emergência, o pneu Run Flat deve manter certos parâmetros de velocidade e distância (80km/h por 80km). Devido a essas restrições, é imperativo que os motoristas sejam informados quando da ocorrência de uma perda de pressão do pneu e, portanto, o veículo deve estar equipado com um sistema SMPP (Sistema de Monitoração da Pressão doPneu) para detectar e sinalizar as mudanças de pressão do pneu.

 

RECOMENDAÇÕES PARA USO


Pneus Run Flat são desenvolvidos com base nas especificações dos veículos nos quais são montados. Assim, os pneus Run Flat só podem ser instalados em veículos fabricados especificamente para utilizá-los.

Pneus Run Flat devem ser montado em conjunto com um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS). A montagem de pneus e instalação do TPMS deve ser efetuada por uma revenda oficial Pirelli.

A Pirelli garante que, após a perda de pressão, os pneus Run Flat podem continuar a rodar por 80 km a uma velocidade máxima de 80 km/h. Consulte sempre o manual do proprietário do veículo para a informações específicas de segurança e de funcionamento relativas ao veículo.

Após o aviso de baixa pressão ser mostrado, a condição dos outros pneus e o TPMS devem ser verificados imediatamente por uma revenda oficial Pirelli.

Os pneus devem ser sempre trocados e não podem ser reparados após uma perda de pressão, já que nem sempre é possível estabelecer o tempo e as condições em que o pneu foi utilizado com pressão insuficiente.

Pneus Run Flat danificados ou pneus Run Flat que sofreram uma perda de pressão devem ser substituídos imediatamente por outros pneus Run Flat de medida e descrição de serviço (índice de carga e o código de velocidade) idênticos. A Pirelli recomenda que um pneu de um tipo diferente, ou que contém um índice de carga ou código de velocidade abaixo do especificado pelo manual, nunca devem ser montados no mesmo veículo.

Depois de uma perda de pressão, as rodas devem ser inspecionadas para garantir que não tenham sido danificados. Rodas danificadas ou deformadas sempre devem ser substituídas antes de montar um novo pneu Run Flat.

Se um dos meus pneus run flat sofrer uma perfuração, posso substituí-lo com um pneu normal?

A Pirelli não recomenda a utilização de pneus com sistema run flat com pneus com outras tecnologias no mesmo veículo, mesmo que sejam em eixos diferentes. Se você tiver um furo, os pneus run flat são projetados para permitir-lhe chegar a uma revenda Pirelli, onde você pode ter os pneus verificados e substituídos por outro pneu run flat. Em circunstâncias excepcionais e de emergência, um pneu normal, com dimensões, índice de carga e código de velocidade idênticos, pode ser montado por um período e distância muito limitado. Deve-se notar que os pneus normais não têm as mesmas características de execução plana como a de outros pneus do seu veículo e devem ser removidos o mais rapido possível.


Posso utilizar pneus Pirelli Run Flat com outra marca que também contém o sistema?

Sim, mas a Pirelli recomenda que as marcas de pneus diferentes devem ser instalados em conjuntos de eixos e o sistema de monitoração da pressão dos pneus deve ser controlada para garantir que os ajustes de pressão sejam compatíveis. Além disso, você não deve ultrapassar 80 km a uma velocidade máxima de 80 km/h.


Posso usar os pneus run flat no meu carro?

Pneus Run Flat são desenvolvidos com base nas especificações dos veículos nos quais são montados como equipamento original. Assim, os pneus Run Flat só podem ser instalados em veículos fabricados especificamente para utilizar os pneus Run Flat. Portanto, você deve contatar o fabricante do veículo, se você estiver em dúvida.


Posso reparar um pneu Pirelli Run Flat perfurado?

Não, por razões de segurança, a Pirelli não recomenda o reparo, o pneu deve sempre ser trocado e nao reparado após uma perda de pressão, porque nem sempre é possível estabelecer o tempo e as condições em que o pneu foi utilizado com pressão insuficiente.


Posso usar o nitrogênio ao em vez de ar para calibrar meu pneu run flat?

Sim.


É possível rodar mais de 80 km com um pneu perfurado se eu calibrar?

Não. Após uma perfuração, você só pode viajar 80 km a uma velocidade máxima de 80 km/h, na sequência o pneu deve ser substituído.


Qual é o efeito no desempenho quando rodo com o pneu run flat vazio?

Desde que o veículo seja operado dentro da velocidade de 80 km/h, o desempenho é um pouco prejudicado com a força de uma curva reduzida. A performance em situações de aquaplanagem e frenagem permanecem praticamente as mesmas. É recomendável que você evite manobras perigosas se um pneu está completamente esvaziado.


Com pneus Pirelli Run Flat posso dirigir por mais de 80 km com velocidade inferior a 80 km/h?

Não. A condição máxima garantida pela Pirelli é 80 km a pressão zero a uma velocidade não superior a 80 km/h. Para os veículos equipados com pneus Pirelli Run Flat como equipamento original possuem recomendações do fabricante indicadas no manual do proprietário


Como é o trabalho de monitoramento da pressão desses pneus?

Há uma grande variedade de sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Você deve consultar o fabricante do veículo, se precisar de uma explicação específica. Basicamente, existem dois tipos de sistemas: sistemas de uso indireto a pressão do ar reduzida faz com que o pneu rode a uma velocidade mais lenta e quando detectam essa diferença enviam um aviso para o condutor; ou o Direct System que controla diretamente a pressão dos pneus em relação aos valores pré-estabelecidos e envia um aviso quando a pressão real cai abaixo de valores fixados.


Como eu sei se um pneu é run flat?

Esta informação aparece no flanco do pneu.


No manual do veiculo existe a informação de que posso rodar até 160 km e a Pirelli me informa que só posso utilizá-lo até 80 km. Qual o correto?

No manual do veiculo existe a informação de que posso rodar até 160 km e a Pirelli me informa que só posso utilizá-lo até 80 km. Qual o correto? A Pirelli garante uma distância máxima de 80 km com pneus perfurados. Os fabricantes de veículos conduzem seus próprios testes baseados em modelos de veículos específicos, levando em consideração o peso e características do veículo, e podem decidir em conjunto com a fabricante de pneus a distância ideal para o veículo específico. Os veículos equipados com pneus Pirelli Run Flat como equipamento original possuem as recomendações do fabricante do pneu indicadas no manual do proprietário.