• BRASIL
  • ALTERE SEU PAÍS

AUTOMOVEIS


SUA SEGURANÇA NA ESTRADA

Observe as regras do código de trânsito, sempre tome o máximo cuidado e mostre respeito pelos outros condutores.
Aqui são fornecidos alguns bons conselhos para uma condução segura, com economia de pneus, combustível e honorários de mecânicos.
Para os fãs de esportes automotivos apenas um pensamento é necessário: a estrada não é uma pista de corridas. Dito isto, aqui são fornecidos algumas recomendações úteis do ponto de vista da segurança da estrada.

Condução Segura sob Pista Molhada

Um dos maiores perigos na condução sob pista molhada é a aquaplanagem: como você pode evitar este fenômeno? A aquaplanagem resulta na "flutuação" do pneu e na perda imediata do atrito.
Trata-se de uma situação perigosa que normalmente é criada por extensões muito molhadas da estrada ou grandes poças de água, criadas pela drenagem insatisfatória da superfície da estrada, quando um veículo está em altas velocidades.
Nestas ocasiões, as ranhuras da superfície de rolamento não conseguem expelir a água sob o pneu e, na prática, você pode repentinamente sentir o carro "flutuando".
Com uma condução cuidadosa e pneus que não estejam gastos e corretamente inflados este perigo pode, na maioria das ocasiões, ser evitado, uma vez que as superfícies de rolamento são projetadas para drenar a maior quantidade possível de água a fim de assegurar a melhor aderência possível. Agora que esclarecemos o conceito de aquaplanagem aqui estão alguns conselhos sobre como enfrentar esta situação. Não use os freios porque o carro está flutuando e, além disso, também há o risco de, assim que os pneus agarrarem outra vez, o carro mudar de direção repentinamente fazendo você perder o controle completamente. A melhor coisa a fazer é segurar firmemente o volante se preparando para um novo atrito tentando manter a direção de condução correta ao longo do percurso e tirar o pé gradualmente do acelerador dado que os giros do motor aumentam rapidamente assim que o carro começa a flutuar.

Condução Eco

Com a tecnologia "Green Performance" o consumo de combustível pode ser reduzido e o impacto ambiental limitado.
Mas uma grande parte depende de seus hábitos de condução.
Aqui são fornecidos alguns conselhos práticos sobre como reduzir gastos através das oportunidades apresentadas pelos produtos "Green Performance" da Pirelli.

  • As pressões dos pneus devem ser verificadas regularmente, especialmente antes de uma viagem longa
  • Se os pneus não estiverem inflados corretamente, eles geram mais resistência de rolagem e seu veículo consumirá mais combustível
  • Quanto mais rápido você for maior a resistência aerodinâmica. Consequentemente o consumo de combustível aumentará
  • Mantenha um estilo de condução "suave", evitando acelerações bruscas ou frenagens repentinas
  • Passe para uma marcha mais alta sempre que possível
  • Evite fazer o motor funcionar em primeira marcha
  • Use o ar condicionado de forma econômica e, se não for necessário, desligue todas as funções elétricas, o desembaçador traseiro
  • Se não estiverem sendo utilizados, retire os acessórios, tais como, racks de bagagem e bicicleta, assim que possível, uma vez que apresentam um efeito negativo sobre o desempenho aerodinâmico do carro
  • Evite sobrecarregar o carro e retire os objetos desnecessários do porta-malas
  • Não acione o motor até que você esteja pronto para se deslocar e desligue-o caso pretenda parar por mais que alguns minutos
  • Quanto tempo passou desde que você verificou o alinhamento e o balanceamento das rodas? Uma verificação regular por um profissional especializado irá assegurar um funcionamento suave e equilibrado do carro: um fator importante na economia de combustível

Frenagem

Todos sabem que não se utilizam os freios em curvas. E ainda sim preste atenção, observando os condutores na sua frente - praticamente todos entram nas curvas freando, antes de "soltar" o pedal quando alcançam o centro da curva. E todos pensam que são condutores perfeitos pois "não se freia em curvas".

A condução desta forma submete os pneus - sobretudo os frontais - a um esforço duplo: manutenção do ajuste da trajetória e – além disso – resistência à força do sistema de frenagem.
Tudo em um jogo de forças que também pode colocar em perigo a estabilidade do carro (e, portanto, a permanência na estrada).
Por esta razão é fundamental acionar o freio mais cedo, diminuindo a tempo e - acima de tudo – freando tanto quanto possível com as rodas retas.
Este procedimento permite aproveitar a máxima aderência possível oferecida pelo pneu antes de virar o volante.

Habilidades de Condução Off Road

Uma condução off-road segura e bem sucedida é uma combinação de conhecimento e habilidade.

O entendimento de técnicas específicas para as diferentes condições e a compreensão das capacidades e limitações de seu veículo são críticos, mas o fator final são os pneus usados em seu veículo.

Os pneus muitas vezes podem fazer a diferença entre sair ou permanecer em uma situação difícil.
As informações a seguir se destinam a assegurar que você obtenha o máximo desempenho de seus pneus Pirelli.
Se estiver em dúvida, sempre inspecione sua rota escolhida a pé. Em condições de lama ou sob outras dificuldades se desloque lentamente e evite virar as rodas. Um giro de roda indevido fará o veículo deslizar, enchendo as superfícies de rolamento do pneu com lama.

ESCOLHA DE UM TERRENO
  • MUD
  • ROCK
  • SAND
  • WATER

Ao se aproximar de um terreno lamacento reduza a velocidade para 2ª ou 3ª marcha, tentando não girar as rodas por aceleração extrema.
Se você for muito rápido há o risco de saltos e perda do controle.

Se for muito lento você perderá o impulso.
Sob lama intensa as situações mais difíceis são onde o terreno possui canais sulcados e buracos muito fundos.

Tente escanchar os sulcos se estiverem muito fundos para conduzir – isto evitará patinar através da lama, o que irá reduzir o impulso e provavelmente deixar seu veículo preso. Sempre tente manter um impulso constante.
Ao passar nos sulcos, varie o acelerador e movimente o volante de lado a lado - isto permite que os ressaltos nos rebordos dos pneus consigam se prender e fixar nas laterais dos sulcos.

Nunca tente dirigir fora dos sulcos, deixe o volante encontrar seu próprio caminho. Sempre que possível, verifique os arcos de roda para certificar-se de que não estejam obstruídos com lama, este entupimento impedirá que os pneus consigam limpar a lama de sua superfícies de rolamento.

TYRE PRESSURES
PRESSÕES DO PNEU

Para a maioria dos tipos de condução off-road é possível manter suas pressões de estrada normais.
Entretanto, nas condições severas é permitido reduzir pressões para aumentar a área de apoio e a capacidade de flutuação do pneu.

Nota: Nunca use pressões de pneu abaixo de 16psi. Calibre seus pneus assim que possível. No caminho até o posto de serviço, dirija lentamente e sob nenhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80m/h.

 

A habilidade em condições de terrenos com cascalhos é se manter no nível mais elevado do terreno sempre que possível a fim de evitar danificar os transmissores ou chapas de derrapagem.
O torque é mais importante que a potência ao subir rampas de rocha, portanto, é melhor utilizar a primeira ou segunda marcha.
Use aceleração leve para evitar derrapagens do pneu.

TYRE PRESSURES
PRESSÕES DO PNEU

Para a maioria dos tipos de condução off-road é possível manter suas pressões de estrada normais.
Entretanto, nas condições severas é permitido reduzir pressões para aumentar a área de apoio e a capacidade de flutuação do pneu.

Nota: Nunca use pressões de pneu abaixo de 16psi. Calibre seus pneus assim que possível. No caminho até o posto de serviço, dirija lentamente e sob nenhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80m/h.

Para areia (piso inconsistente), você deve procurar se manter na área mais elevada para manter a sua velocidade. Se entretanto, o veículo atolar, procure se manter num nível mais baixo do terreno.
A areia solta e macia é prejudicial para a tração e requer impulso contínuo, muitas vezes usando aceleração total.

TYRE PRESSURES
PRESSÕES DO PNEU

Para a maioria dos tipos de condução off-road é possível manter suas pressões de estrada normais.
Entretanto, nas condições severas é permitido reduzir pressões para aumentar a área de apoio e a capacidade de flutuação do pneu.

Nota: Nunca use pressões de pneu abaixo de 16psi. Calibre seus pneus assim que possível. No caminho até o posto de serviço, dirija lentamente e sob nenhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80m/h.

Ao lidar com água é importante que seu sistema elétrico seja protegido. É aconselhável uma lubrificação a base de silicone nos itens mais vulneráveis. É absolutamente vital que sua entrada de ar esteja livre de água. A entrada no motor é fatal e de reparo dispendioso. Antes de iniciar um cruzamento de água é crítico observar o curso.

Considere:
• O fluxo de rio fluindo rápido significa água limpa livre de sedimentos finos.
• Um movimento lento pode significar sedimentos no fundo.
• Verifique a profundidade da água e qualquer sedimento com uma pá ou semelhante.
• Verifique também a existência de buracos ou rochas grandes que possam impedir seu progresso.
• Observe de perto os bancos de entrada e saída, lembre-se que na saída você terá pouco impulso.
• Ao entrar na água selecione a segunda marcha.

A criação de uma onda de proa significa que a água na frente do veículo é mais funda mas um canal é criado atrás da onda, isto é, na baixada do motor.
Se você for muito rápido a onda de proa irá se quebrar sobre o capô perdendo o efeito do canal na baixada do motor, portanto, você deve ir devagar.
Quando estiver livre da água sempre dirija uma curta distância com o pedal do freio levemente pressionado para restaurar a eficiência de frenagem.
Verifique se o radiador está livre de lama e folhas e certifique-se de verificar os pneus quanto a danos, uma vez que não foi possível observar perigos potenciais com obstáculos submersos.

TYRE PRESSURES
PRESSÕES DO PNEU

Para a maioria dos tipos de condução off-road é possível manter suas pressões de estrada normais.
Entretanto, nas condições severas é permitido reduzir pressões para aumentar a área de apoio e a capacidade de flutuação do pneu.

Nota: Nunca use pressões de pneu abaixo de 16psi. Calibre seus pneus assim que possível. No caminho até o posto de serviço, dirija lentamente e sob nenhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80m/h.